Especialidades

Dermatologia

A dermatologia veterinária tornou-se uma especialidade indispensável na rotina da clínica de pequenos animais. Desenvolveu-se muito nos últimos anos, através do aprimoramento e novas técnicas de diagnóstico, investigação e tratamento de doenças cutâneas. Atualmente, cerca de 60% a 70% dos atendimentos clínicos veterinários estão relacionados com a pele, dermatopatias endócrinas, alérgicas, parasitárias, auto-imunes, tumores cutâneos e otites externas.

A pele é o maior órgão do organismo de um animal, e possui várias funções importantes, dentre elas: proteção contra injúrias físicas, químicas e microbiológicas. É sensível ao calor, ao frio, à dor, ao prurido e à pressão. Os pêlos são estruturas queratinizadas que auxiliam a pele em suas funções, além de estarem relacionados a fatores estéticos nos animais de estimação.

Problemas dermatológicos incomodam muito o animal e seu tutor, levando o bichinho a apresentar odor fétido, pêlo feio, opaco, quebradiço, sem brilho, com queda exagerada, alteração de cor de pele e pelagem, nodulos, verrugas, coceira intensa, lambedura, cascas, e feridas.

É necessário um profissional especializado para realizar o atendimento deste animal, uma boa anamnese, solicitar exames complementares direcionados e, principalmente, o acompanhamento deste paciente . A paciência e dedicaçao por parte dos tutores é muito importante para o sucesso no tratamento do animal.
Cada caso tem suas próprias peculiaridades, tudo é analisado e o tratamento é prescrito de forma muito específica e precisa ser trabalhado em conjunto e monitorado. Hoje, a dermatologia veterinária muito tem avançado em tratamentos profiláticos para que seu pet seja mais feliz com você e tenha uma excelente qualidade de vida.

Interessado em nossos serviços?

O seu animal deve estar precisando de ajuda, certo? Não perca tempo, temos uma página apenas
para o agendamento de consultas!